sábado, 25 de fevereiro de 2012

Eu não sei de tudo

Existem coisas que simplesmente eu não sei de quê é feito ou como é feito.

O queijo, sempre soube que era feito com leite, mas daí saber como era feito era exigir demais para uma pessoa urbana como eu, existem pessoas por exemplo que não sabem que para fazer biscoitos de polvilho, além do polvilho você precisa de ovos.

E nesse feriado eu presenciei como se faz um bom queijo minas. Não vi a "tirada" do leite e o momento em que se colocar o coalho porque isso acontecia antes das 08 da madrugada e eu não sou obrigada a acordar cedo em pleno feriado.
o leite coalhado
depois que o leite estiver colhado coloca-se em um pano fino para apertar 

vai apertando até sair o soro do leite
depois de apertar coloca-se em formar redondas (aqui feitas com pvc), coloca sal por cima e deixa escorrer, depois de um tempo viramos o queijo e colocamos mais sal


queijos fresquinhos prontos... a paixão dos mineiros
Em off, mas eu juro que não sabia que abacaxi dava em árvores ou seria em ramas?
Achando curioso, fotografei.

2 comentários:

Cris Medeiros disse...

Eu sou uma "quejólatra". Totalmente viciada em queijo. Minha geladeir pode está vazia, mas sempre tem um pão de forma e um queijo dentro dela, que é o que me salva sempre. Não passo um dia sem comer queijo.

E já vi preparar queijo.

Beijocas

Lara Mello disse...

Queijo eu já vi fazendo, mas também não sabia que abacaxi dava em árvore! 'o'